Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários para editoria".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Organizei minhas referências no Zotero e os dados abertos no Harvard Dataverse, conforme sugestão das diretrizes.
  • Estou ciente que erros de digitação, grafia e concordâncias nominais e verbais podem implicar na negação do artigo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Estou ciente de que, em caso do aceite de submissões no fluxo contínuo, terei que arcar com a Taxa de publicação para manutenção da revista.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E DIRETRIZES PARA PESSOAS AUTORAS

O Journal of Sustainable Urban Mobility - Josum tem compromisso com a ética e a qualidade das publicações, não sendo admissíveis desvios de conduta acadêmica, quer seja da Equipe Editorial e das pessoas pareceristas, quer seja das pessoas autoras. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: pessoas autoras, editoras e pareceristas/avaliadoras, assim como defendemos procedimentos éticos em todo o processo de editoria, de submissão e de avaliação. Por isso, não aceitamos plágio ou qualquer outro tipo de comportamento antiético. 

Pessoas autoras que queiram publicar seu material no Josum devem concordar integralmente com essas instruções que buscam assegurar a qualidade dos trabalhos publicados, em respeito a todas as pessoas leitoras. Os casos que envolverem suspeitas de comportamento antiético, ou de má conduta, podem ser investigados pelo Conselho Editorial, a fim de que todas as dúvidas sejam dirimidas.

Esta declaração é baseada nas “Diretrizes de melhores práticas para editores de revistas” e normas desenvolvidas pelo Comittee on Publication Ethics (COPE), disponível em <https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf>, e que detalha os padrões para fins de publicação de textos em nossa revista.

Ficaremos felizes em receber seu texto sobre mobilidade urbana sustentável, área interdisciplinar que merece ser mais investigada e debatida sob diferentes perspectivas. Aceitamos trabalhos que discutam o deslocamento de pessoas e cargas nas cidades e que estejam alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável, além de ensaios com reflexões teóricas e entrevistas com pessoas que são referências no campo. Os textos podem ser submetidos na modalidade “fluxo contínuo”, a qualquer momento, ou nos “dossiês temáticos”, organizados por pessoas editoras convidadas e que possuem prazos específicos de submissão com data de início e término.

Há diretrizes de conteúdo, título, texto, dados abertos, autoria e referências bibliográficas, conforme explicamos abaixo. Criamos um tutorial para auxiliar no cadastro do OJS e no momento da submissão. Entre em contato caso tenha alguma dúvida pelo josum@ipmmu.com.br

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO

Para os textos do “fluxo contínuo”, o Journal of Sustainable Urban Mobility trabalha com cobrança por artigo aprovado para publicação. Em Ciência Aberta, este procedimento é conhecido como Article Processing Charges (APC).

Veja a política de taxas, clicando aqui.

Os textos submetidos nos “dossiês temáticos” possuem patrocínio de instituições parceiras e não são cobrados custos de editoração.

 

DIRETRIZES DO CONTEÚDO

O Journal of Sustainable Urban Mobility se diferencia por artigos concisos. Assim, a principal regra editorial para a seção de artigos científicos é que o texto contenha um único objetivo específico e único método de investigação. Contudo, também temos seções mais livres no que diz respeito à formatação e ao tamanho, a exemplo dos ensaios e entrevistas.

O intuito é que, no caso dos artigos, sejam relatados resultados por etapas de pesquisa, caso ele faça parte de uma pesquisa maior. A fim de acelerar e ampliar a disseminação de conteúdo científico, o trabalho não precisa ser complexo, mas precisa ter uma questão de pesquisa e um método proposto para respondê-la. Veja os demais artigos publicados para se inspirar.

O Journal of Sustainable Urban Mobility aceita e incentiva artigos que relatem resultados negativos. A fim de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo científico, você pode compartilhar as hipóteses não corroboradas ou métodos que se provaram ineficazes. Além de trazer mais transparência ao processo científico, você pode auxiliar outras pessoas a não percorrerem caminhos inviáveis.

Tanto as submissões do “fluxo contínuo” quanto as dos “dossiês temáticos” são formadas pelas seguintes seções:

Artigo Científico

Nesta seção, o Journal aceita artigo inédito realizado no âmbito institucional, acadêmico ou científico, e que possua como objetivo principal a discussão de teorias, ideias, métodos, técnicas, processos e resultados dentro do campo da mobilidade urbana e temáticas correlatas. 

Artigo de Dados

Nesta seção, aceitaremos a submissão de artigo inédito que seja um documento de metadados pesquisável. Tal qual o artigo científico, o artigo de dados deve seguir a estrutura da lógica científica, se apegando mais à metodologia para apresentar como tais dados foram obtidos. O artigo de dados pode conter proposta metodológica para resolução de problemas em mobilidade urbana e temáticas correlatas. É obrigatória a disponibilização dos dados abertos, uma das políticas editoriais do Josum, e que podem ser vistas no item abaixo: DIRETRIZES DE DADOS ABERTOS.

Ensaio

O ensaio é um texto que expõe ideias, críticas e reflexões que podem se relacionar com experiências pessoais, relatos e impressões sobre os temas ligados à mobilidade urbana e temáticas correlatas. Também aceitaremos nesta seção ensaios que tragam dados e resultados de investigações de teses e dissertações e também resenhas de livro. 

Entrevistas

Esta seção publica entrevistas inéditas de pessoas pensadoras relevantes e que tenham experiência nos estudos sobre mobilidade e temáticas correlatas. O texto deve ser em formato de perguntas e respostas com uma breve introdução do entrevistado no início.

 

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

Todos os textos devem ser apresentados em:

Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento 1,5 no corpo do parágrafo. Com títulos, subtítulos e início de sessão em negrito. Em formato word, odt ou pdf.

Os artigos científicos devem ser submetidos com os elementos textuais:

  • Título (inglês e português)
  • Resumo/Abstract
  • Palavras-chave/Keywords (3 a 5 palavras)
  • Impactos e objetivos de desenvolvimento sustentável
  • Questão de pesquisa
  • Objetivo específico
  • Justificativas (lacunas de pesquisa)
  • Principal diferencial (o que é inédito no trabalho)
  • Método
  • Resultados
  • Conclusões e considerações

Incluindo todos os itens acima, o tamanho mínimo do artigo científico é de 10.000 caracteres com espaço e o tamanho máximo é de 30.000 caracteres com espaço (usar recurso/ferramenta “contar palavra”).

As Referências não entram na contagem dos caracteres (veja detalhes de inclusão de dados na plataforma Zotero, mais abaixo, no ítem DIRETRIZES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS)

*

Os artigos de dados devem ser submetidos com os elementos textuais:

  • Título (inglês e português)
  • Resumo/Abstract
  • Palavras-chave/Keywords (3 a 5 palavras)
  • Impactos e objetivos de desenvolvimento sustentável
  • Questão de pesquisa (até 3 questões)
  • Descrição do método
  • Resultados
  • Conclusões e considerações

Incluindo todos os itens acima, o tamanho mínimo do artigo de dados é de 9.000 caracteres com espaço e o tamanho máximo é de 15.500 caracteres com espaço (usar recurso/ferramenta “contar palavra”).

As Referências não entram na contagem dos caracteres (veja detalhes de inclusão de dados na plataforma Zotero, mais abaixo, no ítem DIRETRIZES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS)

*

Nos ensaios não são obedecidas as regras determinadas para os artigos científicos ou de dados e podem conter subtítulos que dividam melhor o texto, segundo critérios das pessoas autoras. Alguns elementos textuais obrigatórios:

  • Título (inglês e português)
  • Resumo/Abstract
  • Palavras-chave/Keywords (3 a 5 palavras)

Incluindo todos os itens acima, o tamanho mínimo do ensaio é de 16.500 caracteres com espaço e o tamanho máximo é de 60.000 caracteres com espaço (usar recurso/ferramenta “contar palavra”).

As Referências não entram na contagem dos caracteres (veja detalhes de inclusão de dados na plataforma Zotero, mais abaixo, no ítem DIRETRIZES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS)

*

Nas entrevistas, da mesma forma que o ensaio, o formato é mais livre. Elas devem ser apresentadas em formato de pergunta e resposta, com alguns itens obrigatórios:

  • Título (inglês e português)
  • Resumo/Abstract
  • Palavras-chave/Keywords (3 a 5 palavras)

Corpo do texto da entrevista: deve ter no mínimo 10.000 caracteres com espaço e não deve ultrapassar 30.000 caracteres com espaço. (usar recurso/ferramenta “contar palavra”).

As Referências não entram na contagem dos caracteres (veja detalhes de inclusão de dados na plataforma Zotero, mais abaixo, no ítem DIRETRIZES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS)

CRediT

Na versão final, para cada pessoa autora, devem ser colocadas nome, filiação e as contribuições devem ser sinalizadas pelo sistema Contributor Roles Taxonomy CRediT (manter os termos em inglês). Exemplo: Maria José - Universidade Municipal de Carapicuíba, maria.jose@universidadecarapicuiba.com.br, https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

Data curation, Formal analysis, Funding acquisition, Investigation, Methodology, Project administration, Resources, Software, Supervision, Validation, Visualization, Writing – original draft, Writing – review & editing.

Link CRediT: http://credit.niso.org/ 

 

DIRETRIZES DE TÍTULO

Deve conter assunto, restrições espaciais e temporais, e métodos, sempre que possível. Opte por títulos curtos. Não use subtítulos.

 

DIRETRIZES DE TEXTO

O trabalho deve estar escrito em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

O texto deve ser objetivo e sucinto. Verifique sempre se o conteúdo pode ser passado da forma mais objetiva, clara e direta. Preze sempre pela concisão.

Mantenha uma coerência textual e a norma culta. Seu texto pode ser escrito em primeira pessoa do plural (ex: realizamos a coleta de dados), em voz passiva (ex: a coleta de dados foi realizada), em voz reflexiva (ex: realizou-se a coleta de dados), ou de outra forma que seja prática em seu campo de atuação. É importante manter um texto fluido e de fácil compreensão.

Sempre que possível, preze pela utilização de uma linguagem inclusiva de gênero de maneira a desconstruir e romper com a ideia de masculino como universal. Não use “x”, “e”, “es”, “@”, pois isso impossibilita a leitura por softwares de acessibilidade. Preze por termos que abranjam os dois gêneros. Exemplos: “pessoas entrevistadas” ao invés de “os entrevistados”; “o corpo docente” ao invés de “os professores”.

Erros de digitação, grafia e concordâncias nominais e verbais podem implicar na negação do artigo.

Não use siglas se forem citadas menos de cinco vezes em seu trabalho.

Tabelas e gráficos devem ser inseridos como imagem, assim como qualquer outro elemento além do texto. São permitidas no máximo cinco imagens por artigo, incluindo tabelas, gráficos, esquemas, mapas etc. Qualquer conteúdo de texto dentro das imagens deve estar com tipografia Arial e seus respectivos títulos. Legenda e fonte devem estar fora das imagens. Exemplo de legenda e fonte: “Figura 1: Mapas vias pesquisadas. Fonte: Elaboração própria”.

As figuras devem ser citadas pela numeração da legenda. Exemplo: “Conforme Figura 1”. Nunca use “figura acima” ou “figura abaixo” para se referir às figuras.

As figuras devem estar no corpo do texto (mínimo 150 dpi) na submissão do artigo e dados em forma de tabela simples. Não devem ser feitos gráficos em forma de pizza ou 3D. Reforçando, são no máximo 5 elementos.

 

DIRETRIZES DE DADOS ABERTOS

O Journal of Sustainable Urban Mobility atua em prol da Ciência Aberta. No intuito de democratizar o acesso à ciência e ao conhecimento a todas as pessoas, bem como aumentar a velocidade da pesquisa científica, a visibilidade e o acesso a seus resultados, prezamos pelas nossas diretrizes de dados abertos.

Sugerimos que você disponibilize seus dados e códigos (coletados, bases utilizadas, entrevistas transcritas e anonimizadas, códigos de programação etc.). Compartilhar dados brutos e códigos abertos da sua pesquisa ajuda a potencializar novas descobertas.

O Journal of Sustainable Urban Mobility possui uma pasta no Harvard Dataverse, o repositório científico da universidade norte-americana para os dados científicos.

Crie uma conta em https://dataverse.harvard.edu 

Entre em https://dataverse.harvard.edu/dataverse/josum 

Crie uma pasta dentro da pasta Josum com o título do seu artigo, sem caracteres especiais e com os espaços substituídos por _ (underline).

Exemplo:

Título: Mobilidade urbana e condições sociais

Nome da pasta: Mobilidade_urbana_e_condicoes_sociais

Envie seus dados para revisão no botão “Publicar conjunto de dados > enviar para revisão”

 

DIRETRIZES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências devem estar no final do texto e devem estar de acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sugerimos organizar as referências dentro do Zotero (gratuito). Dentro da nossa política de compartilhamento de dados abertos, também aconselhamos as pessoas autoras a entrarem no Grupo Mobilidade Multiplicidade dentro da mesma plataforma. Abaixo, alguns exemplos de como referenciar a partir da ABNT NBR 6023:

 

Livros

EXEMPLO 1

— Elementos essenciais

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010

 

EXEMPLO 2

— Elementos essenciais

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 

 

Teses e dissertações

EXEMPLO 1 

— Elementos essenciais 

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

EXEMPLO 2

— Elementos complementares 

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. Orientador: Mario Ferreira Junior. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

Documentos eletrônicos

EXEMPLO 1 

— Elementos essenciais 

KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. 

 

EXEMPLO 2 

— Elementos essenciais 

GODINHO, Thais. Vida organizada: como defnir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

 

EXEMPLO 3

— Elementos essenciais 

COELHO, Ana Cláudia. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2009.

 

Coleção de publicação periódica

EXEMPLO 1 

— Elementos essenciais 

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . ISSN 0034-723X

 

Coleção de publicação periódica em meio eletrônico

EXEMPLO 1 

— Elementos essenciais 

ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 1997- . ISSN 1678-2674 versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ serial&pid=0102-8650&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 ago. 2013.

 

EXEMPLO 2 

— Elementos complementares 

CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008- . ISSN 2175-7941. DOI 10.5007/2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fsica/ index. Acesso em: 20 maio 2014. 

 

Artigos em periódicos

EXEMPLO 1 

— Elementos complementares 

MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.

 

EXEMPLO 2 

— Elementos essenciais 

TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953.

 

EXEMPLO 3 

— Elementos essenciais 

DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Matéria de jornal

EXEMPLO 1 

— Elementos essenciais 

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1. 

 

EXEMPLO 2 

— Elementos essenciais CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

 

EXEMPLO 3

— Elementos essenciais 

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

 

Exemplos de citações e referências no texto

1

Citação no texto

Naomi Baron (2013) broke new ground on the subject.

2

Citação no texto

According to the article, female bhakti poets “faced overwhelming challenges

through their rejection of societal norms and values” (BARON, 2013, p. 45)

3

Citação no texto com mais de 03 linhas (recuo 4 cm., fonte 10, parágrafo simples)

According to Naomi Baron, reading is “just half of literacy. The other half is writing”. One might even suggest that reading is never complete without writing. Reading at Risk notes that despite an apparent decline in reading during the same period, “the number of people doing creative writing—of any genre, not exclusively literary works—increased substantially between 1982 and 2002”. (BARON, 2012, p. 67)

Questões ausentes e outras dúvidas sobre como referenciar devem seguir normas estabelecidas pela ABNT.

Artigos científicos

Nesta seção, o Journal aceita artigo inédito realizado no âmbito institucional, acadêmico ou científico, e que possua como objetivo principal a discussão de teorias, ideias, métodos, técnicas, processos e resultados dentro do campo da mobilidade urbana e temáticas correlatas. Veja detalhes em: https://ipmmu.com.br/index.php/josum/about/submissions

Artigo de Dados

Nesta seção, aceitaremos a submissão de artigo inédito que seja um documento de metadados pesquisável. Tal qual o artigo científico, o artigo de dados deve seguir a estrutura da lógica científica, se apegando mais à metodologia para apresentar como tais dados foram obtidos. O artigo de dados pode conter proposta metodológica para resolução de problemas em mobilidade urbana e temáticas correlatas. É obrigatória a disponibilização dos dados abertos, uma das políticas editoriais do JOSUM, e que podem ser vistas no item abaixo: DIRETRIZES DE DADOS ABERTOS. Veja os detalhes em: https://ipmmu.com.br/index.php/josum/about/submissions

Ensaios

O ensaio é um texto que expõe ideias, críticas e reflexões que podem se relacionar com experiências pessoais, relatos e impressões sobre os temas ligados à mobilidade urbana e temáticas correlatas. Também aceitaremos nesta seção ensaios que tragam dados e resultados de investigações de teses e dissertações e também resenhas de livro. Veja detalhes em: https://ipmmu.com.br/index.php/josum/about/submissions

Entrevistas

Esta seção publica entrevistas inéditas de pessoas pensadoras relevantes e que tenham experiência nos estudos sobre mobilidade e temáticas correlatas. O texto deve ser em formato de perguntas e respostas com uma breve introdução do entrevistado no início. Veja detalhes em: https://ipmmu.com.br/index.php/josum/about/submissions

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.