Tarifa Zero, segregação e desigualdade social
um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG)
DOI:
https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.009Palavras-chave:
Tarifa Zero, Passe Livre, Desigualdade Social, Transporte Público Coletivo, Direito à MobilidadeResumo
O presente artigo parte da premissa de que a cobrança direta da tarifa no sistema de transporte público coletivo é um elemento segregador, que compromete o direito à mobilidade de populações mais vulneráveis. Trata-se da realização de um estudo de caso específico, do Programa Tarifa Zero, em Mariana (MG), com o objetivo de verificar em que medida políticas públicas de Tarifa Zero contribuem para promover a inclusão social, garantir igualdade de oportunidades e ampliar o acesso ao sistema de Transporte Público Coletivo, em especial para a população mais vulnerável. A pesquisa demonstra que o aumento do fluxo de passageiros após a implementação em fevereiro de 2022 aconteceu principalmente nas regiões mais vulneráveis, identificadas com base no número de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O levantamento também dimensiona a demanda reprimida na cidade, estabelecendo uma comparação com o número de viagens no município de Ouro Preto (MG), usado como grupo de controle para melhor identificar o nível de variação de pessoas transportadas relacionado à Tarifa Zero, no contexto da pandemia de Covid-19.
Referências
AGÊNCIA SENADO. Fim da emergência de saúde da covid pode impactar legislação e políticas públicas. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/04/20/fim-da-emergencia-de-saude-da-covid-pode-impactar-legislacao-e-politicas-publicas
AMARAL, Marcelo Cintra do. A mobilidade da cidade aos pedaços: espaço-tempo-corpo dos deslocamentos em Belo Horizonte. 2015. Tese (Doutorado) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
CARIBÉ, Daniel. Tarifa Zero: mobilidade urbana, produção do espaço e direito à cidade. 2019. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
GORZ, André. Ecológica. São Paulo: Annablume, 2010.
GREGORI, Lucio et al. Tarifa zero: a cidade sem catracas. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
ILLICH, Ivan. Toward a History of Needs. New York: Pantheon Books, 1978.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2008.
ŁUGOWSKI, Ł. Potencjalne korzyści wprowadzenia bezpłatnej komunikacji publicznej w polskich miejscowościach. Transport Miejski i Regionalny, v. n. 7, 2020.
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Transporte urbano, espaço e equidade: análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume, 2001.
VILLAÇA, Flávio. O território e a dominação social. In: Margem Esquerda, número 24. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARIANA (MG). Ouvidoria Municipal. Relatório de Pesquisa sobre Tarifa Zero. 2022.
MARIANA (MG). Prefeitura Municipal de Mariana (MG). Lei nº. 3.528/2021. Disponível em: https://tarifazero.mariana.mg.gov.br/lei-n-3-528
OPAS/OMS. Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde. S.d. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19
PEREIRA, Rafael H. M. et al. Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil: o uso do transporte coletivo e individual. Texto para discussão 2673. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2021. DOI: https://doi.org/10.38116/td2673
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2012.
STRÄULI, L. et al. Beyond fear and abandonment: Public transport resilience during the COVID-19 pandemic. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 16, p. 100711, dez. 2022. doi: 10.1016/j.trip.2022.100711. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trip.2022.100711
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Sustainable Urban Mobility
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados (definidos abaixo), a pessoa autora aceita e concorda estar sujeita aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional ("Licença Pública"). Veja detalhes clicando aqui.