Tarifa Zero, segregação e desigualdade social

um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.009

Palavras-chave:

Tarifa Zero, Passe Livre, Desigualdade Social, Transporte Público Coletivo, Direito à Mobilidade

Resumo

O presente artigo parte da premissa de que a cobrança direta da tarifa no sistema de transporte público coletivo é um elemento segregador, que compromete o direito à mobilidade de populações mais vulneráveis. Trata-se da realização de um estudo de caso específico, do Programa Tarifa Zero, em Mariana (MG), com o objetivo de verificar em que medida políticas públicas de Tarifa Zero contribuem para promover a inclusão social, garantir igualdade de oportunidades e ampliar o acesso ao sistema de Transporte Público Coletivo, em especial para a população mais vulnerável. A pesquisa demonstra que o aumento do fluxo de passageiros após a implementação em fevereiro de 2022 aconteceu principalmente nas regiões mais vulneráveis, identificadas com base no número de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O levantamento também dimensiona a demanda reprimida na cidade, estabelecendo uma comparação com o número de viagens no município de Ouro Preto (MG), usado como grupo de controle para melhor identificar o nível de variação de pessoas transportadas relacionado à Tarifa Zero, no contexto da pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Cristiane Costa Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheira da Mobilidade pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), pesquisadora na área da acessibilidade em cidades históricas como parte do mestrado em Geotecnia e Transportes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e responsável pelo Programa Tarifa Zero no município de Mariana-MG.

Daniel Santini, Universidade de São Paulo

Daniel Santini é mestrando em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), onde estuda políticas públicas de Tarifa Zero. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Internacional pela mesma universidade (2010), Também estudou História na USP. É autor do livro "Passe Livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização", publicado em 2019, e coorganizador do livro "Mobilidade Antirracista", coletânea de textos publicada em 2021, ambos pela editora Autonomia Literária. Atualmente é coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, contribuindo com parcerias, projetos e publicações no Brasil e Paraguai. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: mobilidade e transportes, urbanismo, tarifa zero (políticas públicas de passe livre), uberização, trabalho, e tecnologia.

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

Costa Gonçalves, C., & Santini, D. (2023). Tarifa Zero, segregação e desigualdade social: um estudo de caso sobre a experiência de Mariana (MG). Journal of Sustainable Urban Mobility, 3(1), 111–121. https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.009