Mobilidade urbana sustentável com ênfase em mobilidade ativa no entorno escolar
DOI:
https://doi.org/10.53613/josum.2022.v2.001Palavras-chave:
sustentabilidade, mobilidade ativa, ferramentas digitais, mobilidade urbanaResumo
O artigo objetiva discutir a mobilidade urbana sustentável enfatizando a mobilidade ativa no entorno de uma escola pública situada na Vila Cisper, bairro na Zona Leste da cidade de São Paulo. Foram coletados dados da Pesquisa Origem e Destino 2017 (METRÔ, 2019), por meio de ferramentas digitais, levando em consideração quatro categorias de análise: sinistros, qualidade de calçadas, finalidades e modos dos deslocamentos. Constatou-se que as calçadas passaram por medidas corretivas a partir do Plano Emergencial de Calçadas (SÃO PAULO, 2008); pouco mais da metade (51% em 2017) das viagens na área de estudo é realizada por crianças, que utilizam o modo a pé como principal meio de deslocamento; e as finalidades principais são educação e trabalho. Os resultados evidenciam necessidade de transparência efetiva, com disponibilização de dados e accountability, visando participação, controle social e monitoramento de dados.
Referências
ABNT. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 2015.
BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em:
CET. Introdução: planejamento cicloviário do município de São Paulo. Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo. São Paulo: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), [2019]. Disponível em: http://www.cetsp.com.br/media/863615/03ErmelinoMatarazzo.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
CRUZ, Silvia Stuchi; PAULINO, Sonia Regina. Experiences of innovation in public services for sustainable urban mobility. Journal of Urban Management, v. 11, p. 108-122, mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/J.JUM.2021.10.003. Acesso em: 25 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jum.2021.10.003
GOOGLE. Google Earth. Califórnia (EUA): Google, c2022. Disponível em: encurtador.com.br/ayHTW. Acesso em: jun. 2021.
GOOGLE. Google Maps. Califórnia (EUA): Google, c2022a. Disponível em: encurtador.com.br/ipwPZ. Acesso em: jun. 2021.
IEMA. Inventário de emissões atmosféricas do transporte rodoviário de passageiros no município de São Paulo. São Paulo: Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), 2017. Disponível em: <http://energiaeambiente.org.br/produto/inventario-de-emissoes-atmosfericas-do-transporte-rodoviario-de-passageiros-no-municipio-de-sao-paulo>. Acesso em: 25 jun. 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. INFOSIGA SP. 2021. Disponível em: http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/mapa/. Acesso em: jun. 2021.
FREIRE, Conrado Toscano. Largura do Passeio. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2021. ferramenta.
METRÔ. Secretaria dos Transportes Metropolitanos. São Paulo (Governo do Estado). Pesquisa Origem e Destino 2017. A mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo em Detalhes. São Paulo: Metrô, 2019. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/arquivos/Ebook%20Pesquisa%20OD%202017_final_240719_versao_4.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2022.
PAULINO, Sonia Regina; CRUZ, Silvia Stuchi. Projeto de extensão - Compartilhamento de práticas inovadoras para acesso a serviços públicos de mobilidade ativa. São Paulo: EACH USP, 2019, Disponível em: <http://corridaamiga.org/wp-content/uploads/2019/12/V-Completa_RelatorioExtensao_Final.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2022.
SÃO PAULO (Município). Lei nº 14.675, de 23 de janeiro. 2008. Institui o Plano Emergencial de Calçadas - PEC. São Paulo: Secretaria do Governo Municipal, 2008. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-paulo/lei-ordinaria/2008/1467/14675/lei-ordinaria-n-14675-2008-institui-o-plano-emergencial-de-calcadas-pec>. Acesso em: 30 jun. 2022.
SÃO PAULO (Município). Portal da Transparência. Sistema eletrônico de informação ao cidadão (E-SIC). São Paulo: Cidade de São Paulo – Controladoria Geral do Município, 2021. Disponível em: <http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/sistema-eletronico-de-informacao-ao-cidadao-e-sic/>. Acesso em: 25 jun. 2022.
SÃO PAULO (Município). GeoSampa Mapa. Mapa digital da cidade de São Paulo. São Paulo, Prefeitura de São Paulo, c2022. Disponível em: <http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx>. Acesso em: jun. 2021.
SILVA, Enid Rocha Andrade da (coord.). Agenda 2030: ODS - Metas nacionais dos objetivos de desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8855>. Acesso em: 25 jun. 2022.
TABLEAU PUBLIC. Ciclocidade. Tableau Public, 2022. Disponível em: <https://public.tableau.com/app/profile/ciclocidade/viz/OD2017/MAPA>. Acesso em: 25 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Sustainable Urban Mobility
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados (definidos abaixo), a pessoa autora aceita e concorda estar sujeita aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional ("Licença Pública"). Veja detalhes clicando aqui.