Mobilidade urbana sustentável com ênfase em mobilidade ativa no entorno escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53613/josum.2022.v2.001

Palavras-chave:

sustentabilidade, mobilidade ativa, ferramentas digitais, mobilidade urbana

Resumo

O artigo objetiva discutir a mobilidade urbana sustentável enfatizando a mobilidade ativa no entorno de uma escola pública situada na Vila Cisper, bairro na Zona Leste da cidade de São Paulo. Foram coletados dados da Pesquisa Origem e Destino 2017 (METRÔ, 2019), por meio de ferramentas digitais, levando em consideração quatro categorias de análise: sinistros, qualidade de calçadas, finalidades e modos dos deslocamentos. Constatou-se que as calçadas passaram por medidas corretivas a partir do Plano Emergencial de Calçadas (SÃO PAULO, 2008); pouco mais da metade (51% em 2017) das viagens na área de estudo é realizada por crianças, que utilizam o modo a pé como principal meio de deslocamento; e as finalidades principais são educação e trabalho. Os resultados evidenciam necessidade de transparência efetiva, com disponibilização de dados e accountability, visando participação, controle social e monitoramento de dados.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

Duarte, L. F., Roberto de Assis Franco, P., Fernandes Matsuoka, C., Stuchi, S., & Paulino, S. (2022). Mobilidade urbana sustentável com ênfase em mobilidade ativa no entorno escolar. Journal of Sustainable Urban Mobility, 2(1), 01–12. https://doi.org/10.53613/josum.2022.v2.001