Josum Conquista novas indexações
Após meses de avaliação, o Journal of Sustainable Urban Mobility, o Josum, periódico científico editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU), acaba de conquistar mais três indexações: Aura, General Impact Factor e, a mais importante, o Diadorim. Já são 13 as indexações recebidas pelo Journal, entre elas, a Latindex, Google Scholar, Sumarios, ResearchBib, EuroPub e a Eurasian Scientific Journal Index.
A indexação é um processo a que alguns periódicos se submetem, sendo avaliados pela instituição indexadora por pontos como editoração, ética, política editorial e recebimento dos originais. O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Diadorim identifica, sistematiza e disponibiliza as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais. O indexador trabalha com um sistema de cores que é o sistema mais utilizado internacionalmente para categorizar as políticas editoriais das revistas científicas. O sistema foi criado pelo diretório Sherpa/Romeo, que é um serviço similar ao Diadorim, mas tem o foco na região europeia. O Josum recebeu a categoria azul, cor que sinaliza que o periódico permite o armazenamento e acesso da versão pós-print de um artigo.
O Journal também foi indexado na Aura, um espaço a partir do qual AmeliCA pretende refletir o estado geral das revistas científicas no que diz respeito às políticas de abertura e direitos de exploração da publicação. A AmeliCA foi fundada em 2018 e é uma infraestrutura de comunicação para a publicação acadêmica e a ciência aberta. Por sua vez, a outra nova indexação, a General Impact Factor (GIF), foi criada em 2012 por um grupo de 65 cientistas de vários países. A GIF oferece serviços de banco de dados acadêmicos para pesquisadores, com indexação de citações, análise e manutenção de bancos de dados abrangendo milhares de periódicos acadêmicos, livros, anais e outros documentos.