Ensaio sobre o incontornável
do ciclo vicioso da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero
DOI:
https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003Palavras-chave:
Tarifa Zero, Passe Livre, Mobilidade Urbana, Transporte Coletivo, Movimentos SociaisResumo
Este ensaio tem o propósito de analisar como chegamos à situação de relativo protagonismo da Tarifa Zero no debate político brasileiro. A análise tem duas partes principais. A primeira aborda os motivos da crise de financiamento e de gestão do atual modelo de negócios do transporte coletivo - baseado em concessões públicas para empresas privadas e tarifas pagas por usuárias/os - para a análise da construção do chamado ciclo da Tarifa Zero – onde a falência do modelo tarifário e estímulo aos subsídios emula a construção da Tarifa Zero em vários municípios. A segunda parte analisa a desconexão entre a forma como a pauta foi construída por movimentos sociais com perspectivas da esquerda e implementação prática da Tarifa Zero em diferentes municípios, sendo implementada por gestores/as, empresários/as e organizações do poder constituído.
Referências
ALBERGARIA, Rafaela; NUNES, João P. M.; MIHESSEN, Vitor. Não foi em Vão: mobilidade, desigualdade e segurança nos trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2019.
CARIBÉ, Daniel Andrade. Tarifa Zero: Mobilidade urbana, produção do espaço e direito à cidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2019. 372 pp. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo).
GREGORI, L.; WHITAKER, C.; VAROLI J, J.; ZILBOVICIUS, M.; GREGORI, M. S. Tarifa Zero: A cidade sem catracas. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
LIMA, G. C. L. S., Schechtman, R., Brizon, L. C., Figueiredo, Z. M. (2020, Abril de 2020). Transporte público e COVID-19. O que pode ser feito? Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI).
MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.
NASCIMENTO, M. Transporte coletivo urbano e luta de classes: um panorama da questão. Cadernos do CEAS, n. 226, p. 57-84, abr./jun. 2007.
SANTINI, Daniel. Passe Livre: As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. São Paulo: Autonomia Literária. 2019.
VELOSO, André. O Ônibus, A Cidade E A Luta. Belo Horizonte: Impressões de Minas. 1. ed.2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Sustainable Urban Mobility
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados (definidos abaixo), a pessoa autora aceita e concorda estar sujeita aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional ("Licença Pública"). Veja detalhes clicando aqui.