Ensaio sobre o incontornável

do ciclo vicioso da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003

Palavras-chave:

Tarifa Zero, Passe Livre, Mobilidade Urbana, Transporte Coletivo, Movimentos Sociais

Resumo

Este ensaio tem o propósito de analisar como chegamos à situação de relativo protagonismo da Tarifa Zero no debate político brasileiro. A análise tem duas partes principais. A primeira aborda os motivos da crise de financiamento e de gestão do atual modelo de negócios do transporte coletivo - baseado em concessões públicas para empresas privadas e tarifas pagas por usuárias/os - para a análise da construção do chamado ciclo da Tarifa Zero – onde a falência do modelo tarifário e estímulo aos subsídios emula a construção da Tarifa Zero em vários municípios. A segunda parte analisa a desconexão entre a forma como a pauta foi construída por movimentos sociais com perspectivas da esquerda e implementação prática da Tarifa Zero em diferentes municípios, sendo implementada por gestores/as, empresários/as e organizações do poder constituído.

Biografia do Autor

Paíque Duques Santarém, Universidade de Brasília

Paíque Duques Santarém é Antropólogo e Urbanista. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Mestrado em Antropologia, com formação em Ciências Sociais. Co-Organizador e Co-Autor do livro Mobilidade Antirracista. Militante do Movimento Passe Livre, com atuação no Distrito Federal e Entorno.

Referências

ALBERGARIA, Rafaela; NUNES, João P. M.; MIHESSEN, Vitor. Não foi em Vão: mobilidade, desigualdade e segurança nos trens metropolitanos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2019.

CARIBÉ, Daniel Andrade. Tarifa Zero: Mobilidade urbana, produção do espaço e direito à cidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2019. 372 pp. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo).

GREGORI, L.; WHITAKER, C.; VAROLI J, J.; ZILBOVICIUS, M.; GREGORI, M. S. Tarifa Zero: A cidade sem catracas. São Paulo: ‎ Autonomia Literária, 2020.

LIMA, G. C. L. S., Schechtman, R., Brizon, L. C., Figueiredo, Z. M. (2020, Abril de 2020). Transporte público e COVID-19. O que pode ser feito? Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI).

MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.

NASCIMENTO, M. Transporte coletivo urbano e luta de classes: um panorama da questão. Cadernos do CEAS, n. 226, p. 57-84, abr./jun. 2007.

SANTINI, Daniel. Passe Livre: As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. São Paulo: Autonomia Literária. 2019.

VELOSO, André. O Ônibus, A Cidade E A Luta. Belo Horizonte: Impressões de Minas. 1. ed.2017.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Santarém, P. D. (2023). Ensaio sobre o incontornável: do ciclo vicioso da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero. Journal of Sustainable Urban Mobility, 3(1), 21–32. https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003