Chamada para pareceristas
Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em fazer parte da equipe de pareceristas/avaliadoras do Journal of Sustainable Urban Mobility – Josum. O periódico, editado pelo Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU, é a única revista científica brasileira voltada exclusivamente para o tema da mobilidade urbana. “Este é um sonho antigo que cada vez mais toma forma. Criamos o nosso Conselho Editorial composto por pessoas incríveis e damos mais um passo com este edital para pessoas pareceristas”, disse Glaucia Pereira, editora-chefe do Journal, pesquisadora e fundadora do IPMMU.
O período de inscrição para as pessoas interessadas vai até 31/12/2022 através de formulário disponibilizado na internet. Para fazer a inscrição, as pessoas precisam ter conhecimento do edital que está disponibilizado neste link. “Dentre os diversos aspectos detalhados no edital, um dos mais importantes é que a pessoa tenha disponibilidade e interesse. Depois temos uma questão que é a titulação: é obrigatório que a pessoa tenha concluído pelo menos o mestrado”, explica Marcelo de Trói, gerente de produção editorial do IPMMU e responsável pela gestão do JOSUM.
“Outro ponto a ser considerado pelas pessoas interessadas é que pagamos por texto avaliado, o que não é comum nos sistemas de avaliação. No Instituto, concordamos que isso é importante já que a pessoa vai se dedicar a uma tarefa que é a avaliação. Além disso, acreditamos que isso agiliza o processo de submissão”, afirma o gerente. Para o Instituto, o fato das avaliações serem feitas de maneira voluntária contribui para que os periódicos científicos demorem tanto na devolução dos pareceres. “Queremos mudar e acelerar os prazos. Nossa meta é publicar um texto em até 70 dias. Com o valor recebido pela avaliação, a pessoa pode acumular o valor para pagar uma submissão no fluxo contínuo do próprio periódico ou receber a partir de depósito bancário ao final do parecer”, completa.
Como um canal de divulgação científica ligado à Multiplicidade Mobilidade, o Josum possui um caráter inovador na apresentação dos textos que podem ser feitos em formatos de artigo científico, artigo de dados, ensaios ou entrevistas. As pessoas selecionadas para compor o time de pareceristas vão avaliar textos tanto do fluxo contínuo quanto dos dossiês temáticos. Os trâmites e comunicações acontecem no sistema OJS – Open Journal Systems, no qual o journal é publicado e gerido. “Assim que as inscrições das pessoas interessadas forem chegando, vamos analisar e informar se elas se enquadram ou não no perfil que estamos procurando. Nossa preocupação é que as selecionadas representem a diversidade de gênero, raça e também regional no contexto do Brasil. E, sem dúvida, que elas tenham competências no campo da mobilidade urbana que as habilitem a fazer parte do nosso time de pareceristas”, explica Trói.
Josum
O Journal of Sustainable Urban Mobility – Josum é uma publicação do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana – IPMMU e que atua em prol de uma ciência aberta, na qual as pessoas possam ler e divulgar seus conteúdos. O Journal aceita publicações em português, inglês e espanhol. O principal objetivo do periódico é publicar artigos científicos com foco em mobilidade urbana sustentável e que tenham impacto social, ambiental, econômico ou de governança. Com formatos simples de submissão, o periódico visa a divulgação científica de resultados que precisam e merecem ser compartilhados. O Josum trabalhará com a cobrança por artigo aprovado para publicação no fluxo contínuo. Em Ciência Aberta, este procedimento é conhecido como Article Processing Charges (APC). A taxa de publicação é cobrada como meio de promoção, produção e manutenção do periódico. Nos chamados dossiês temáticos, a submissão será sem a cobrança de taxa de manutenção, em função das dificuldades financeiras que têm atingido boa parte dos estudantes e pesquisadores ligados à academia. Com essa ação, o JOSUM pretende divulgar as pesquisas que estão em andamento dentro das universidades e que, muitas vezes, são realizadas com dificuldades econômicas por pós-graduandos.