A casa & a rua

é possível (re)ler a sociedade através do acesso à cidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.002

Palavras-chave:

Cidade, Casa, Rua, Tarifa Zero, Cidadania

Resumo

Neste ensaio, primeiro são realizadas ponderações sobre a pertinência dos conceitos trabalhados por Roberto DaMatta na obra estudada; após, são feitas considerações sobre o contexto em que a obra foi elaborada; em continuidade, é realizado o destacamento com comentários de trechos da obra, realizando-se a correlação com a perspectiva da Tarifa Zero e do acesso à cidade. Por fim, na conclusão é feito um debate a respeito da pertinência da obra em estudo com temas atuais. A transformação das cidades revela mecanismos de produção de desigualdades que podem ser melhor entendidas através de elementos teóricos. Nesse processo, a definição de casa e rua como propostas de análise pode ser questão relevante para identificar como essas definições atuam entre si e em relação à forma com o desenvolvimento das cidades. O exercício da cidadania através do acesso à cidade é uma forma de compreensão da relação entre condutas individuais praticadas no ambiente familiar e coletivas praticadas no ambiente coletivo. O questionamento a respeito da forma como as desigualdades urbanas se manifestam pode necessitar de teorias que elevem categorias cotidianas ao patamar de elementos chave de classificação, tal como proposto por Roberto DaMatta. O atual debate sobre as propostas da Tarifa Zero auxilia a fazer uma nova leitura do presente e do futuro das cidades de acordo com a pretensão de minorar limitações à cidadania e ajuda a aplicar e atualizar as classificações propostas pelo autor.

Biografia do Autor

Guilherme Moraes da Silva, Universidade de São Paulo

Ciclista. Assistente Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Mestrando pela Universidade de São Paulo (PPGHDL/Diversitas), Especialista em Processo Penal pela Escola Paulista da Magistratura (EPM/TJSP). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Interesse pela mobilidade urbana e a judicialização das políticas públicas.

Referências

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua. 5.ed. Rio de Janeiro: Roco, 1997.

NASCIMENTO, Genilson Siqueira. Pateta no Trânsito. YouTube. Data da publicação 29 de junho de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_Tlk6e61E6w Acesso em: 25 jan. 2023.

Público do Theatro Municipal terá vagas de zona azul noturnas. Cidade de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/se/noticias/?p=125715. Acesso em: 25 jan. 2023.

São Paulo debate alternativas para Tarifa Zero e reforma tributária durante reunião da frente nacional de prefeitos. Cidade de São Paulo. Disponível em https://www.capital.sp.gov.br/noticia/sao-paulo-debate-alternativas-para-tarifa-zero-e-reforma-tributaria-durante-reuniao-da-frente-nacional-de-prefeitos. Acesso em: 25 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Moraes da Silva, G. (2023). A casa & a rua: é possível (re)ler a sociedade através do acesso à cidade?. Journal of Sustainable Urban Mobility, 3(1), 05–20. https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.002